loader
  • +351 912 585 161
  • +86 139 2611 9920

DISTRIBUIDORA DE ÁGUA MINERAL

Para montar uma distribuidora de água mineral vai precisar de um espaço de pelo menos 50 m² e um investimento de cerca de $6 mil dólares. 

Vamos, em seguida, apresentar pontos essenciais para tirar o seu projeto do papel e começar a ganhar dinheiro. 

Avalie o mercado na sua região

Antes de começar a montar a sua distribuidora de água mineral, precisa de conhecer bem como é a região onde pretende instalar o seu negócio. Sem muita área residencial, se é uma zona comercial, se existem outros estabelecimentos que trabalham com água e, se existem, quanto cobram e com que marcas trabalham?

Entender essas coisas pode te ajudar a chegar melhor no setor, aproveitando algumas brechas que existem e evitando alguns erros. 

Dê uma volta pela área, observe e avalie, anote as coisas que achar interessante e utilize-as em seu favor. Todas essas informações vão ser importantes para o sucesso do seu negócio. 

Faça um bom planeamento

Não importa se a sua distribuidora vai ser grande ou pequena, precisa de planear o seu negócio com bastante antecedência. 

Com um bom planeamento será possível listar o que é mais importante na elaboração do seu projecto, tal como a localização, as dimensões do espaço, a capacidade de água que quer distribuir, o valor que precisa de investir e o que tem ao seu alcance.

Um plano de negócios para distribuidora de água mineral permite avaliar o cenário do seu negócio com alguma clareza antes de o colocar em prática. Desta forma, evita erros que poderia não ver sem uma boa avaliação inicial, evita prejuízos e ainda estabelece estratégias mais eficazes.

Legalize o seu negócio de água mineral

Além dos processos burocráticos comuns à abertura de uma empresa, este tipo de empreendimento tem alguns cuidados e normas adicionais. 

A Vigilância Sanitária de cada região tem uma série de exigências para o bom funcionamento de uma distribuidora de água que vão desde o transporte dos garrafões, até ao seu armazenamento. 

Além de regular as normas e obrigações neste sector, este órgão organiza vistorias frequentes. Quem entrar em incumprimento das normas está sujeito a multas e incorre no risco de ter que fechar as portas.

Por isso, antes de começar a mexer na sua estrutura e abrir a distribuidora de água mineral, informe-se na sua Câmara Municipal e na ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica sobre tudo que precisa ser feito para estar de acordo com a lei. 

Encontre fornecedores de água mineral para revenda

O negócio só vai funcionar quando tiver encontrado bons fornecedores de água mineral no atacado que ajudem a alimentar o seu stock. Por isso, comece já a fazer uma lista das mineradoras da sua região que as pessoas conheçam e confiem. 

É muito importante que tome cuidado nesta questão e que se certifique que faz parcerias somente com empresas sérias, que forneçam água de qualidade e com boa origem.

Encontre o local ideal para abrir uma distribuidora de água mineral

O ideal é instalar-se numa região com muito fluxo de pessoas, seja comercial ou residencial. E a isso deve aliar o factor de facilidade de acesso para outras regiões, assim potencia a sua possibilidade de expansão.

Também é bom avaliar a concorrência no local. Se não tiver concorrentes, melhor. No entanto, isso não significa que uma região com outra distribuidora não tenha potencial.

Existem bairros populosos com mais de três distribuidoras. O que o vai destacar é o seu produto, o preço e o atendimento – Pense nisso!

Organize a sua estrutura

Não precisa de um local muito grande para trabalhar. Algo com cerca de 50 m² já é suficiente para começar o seu negócio. 

No geral, a estrutura de uma distribuidora de água mineral é dividida entre o stock e o balcão de recepção. Algumas distribuidoras que vendam outros produtos, como refrigerantes, cervejas e gelo, podem colocar alguns freezers e aumentar o depósito. 

O mais importante é que o local seja muito bem limpo, que seja arejado e que não tenha riscos de infiltração. 

Tenha muito cuidado com a armazenagem

Todos os cuidados que você terá na sua distribuidora de água devem estar dispostos na lista de exigências da ASAE. Ainda assim, iremos abordar aqui alguns pontos mais comuns que será bom conhecer já para se preparar. 

A parte de armazenagem é a que vai mais exigir da sua empresa.

O primeiro ponto é que os garrafões de água não podem ficar em contato direto com o chão, a altura mínima do chão é de 25 cm, por isso muitos utilizam pallets para essa organização.

Também não podem ficar encostados à parede (precisam de uma distância de pelo menos 45 cm) e nem encostados ao tecto (distância ideal de pelo menos 60 cm). Estas exigências irão garantir a qualidade do produto.

Outra coisa em que precisa de pensar é numa estratégia para entregar primeiro os galões mais antigos, assim, terá uma boa rotatividade e não terá galões velhos retidos na sua distribuidora.

Tome atenção ao camião de distribuição (caso tenha)

Se optar pela compra de um camião para o seu negócio por conta da volatilidade do stock, é preciso tomar também alguns cuidados. 

O primeiro deles é básico: o veículo tem de estar sempre limpo e seguro (sem pregos soltos, sem lascas e mesmo sem maus odores), uma vez que isso pode influenciar diretamente na qualidade do produto que irá oferecer.

É preciso também o uso de lonas e acondicionamento da carga,de modo a garantir um transporte seguro e que não altere a s propriedades do produto.

Monte sua equipa e defina como será a entrega

Uma das coisas que terá de definir na hora de montar uma distribuidora de água mineral é sobre os clientes que pretende atender: serão os que moram nas proximidades, numa área mais abrangente da área ou mesmo atender toda a região?

Quanto maior a sua área de distribuição, mais funcionários irá precisar. Além disso, para distâncias maiores, o serviço de entrega terá de ter características mais abrangentes e eficientes e em maior quantidade. Pode até optar por entregas de bicicleta, para alargar o território de distribuição, ou mesmo de moto para distâncias mais longas.

Adeque o transporte ao seu negócio e aos objectivos que definiu no plano, para que seja o mais rentável possível. Por exemplo, poderá fazer uma parceria com um “motoboy” ou ter dois funcionários fixos que irão utilizar os veículos disponíveis. 

Trabalhe com um preço justo

Temos de assumir que a maioria dos cidadãos tem uma grande sobrecarga de imposts e é preciso ter isso em consideração. Se queremos que o negócio tenha resultados positivos, de nada adianta praticar preços inalcançáveis. Qualquer negócio de prestação de serviços deve ter uma base de bom senso e ser acessível às pessoas.

Quanto mais próximo estiver das pessoas, mais probabilidade tem de gerar lucro e expandir o seu negócio. Uma das formas de se destacar no mercado é precisamente a de trabalhar com um preço justo.

Para chegar a um preço final justo, precisa de entender quais são os seus custos, desde a compra na mineradora, até ao transporte para a distribuidora e para a casa do cliente. Uma boa forma de analisar isso é, também, avaliando o preço da sua concorrência. 

Tenha atenção para não cobrar nem muito caro nem muito barato – senão o seu negócio não vingará.

Tenha um excelente atendimento

O bom atendimento ao cliente é imprescindível. Todos os funcionários que tiverem contato direto com os clientes precisam ser educados, prestáveis e simpáticos. Este é um ponto chave para conquistar muitos clientes – invista nisso! 

Invista na distribuição para empresas

Um bom sector onde investir na distribuição de água é nas empresas. Quantas empresas existem na sua região e que precisam de água? Analise bem isso, poiso poderão chegar a um contrato por boas quantias mensais.

É claro que, nesse caso, terá que trabalhar com um valor mais baixo, mas vai ganhar muito mais em quantidade. Algumas distribuidoras de água mineral trabalham somente com empresas e conseguem faturar muito.

Fidelize o seu cliente!

Outra coisa que vai garantir uma boa faturação no seu negócio é a fidelização dos seus clientes. Não é preciso muita coisa para conseguir isso. Uma estratégia bastante utilizada por várias empresas que optam por fazer um simples cartão fidelidade e, com isso, asseguram muita gente.

Sabe como funciona? Terá um cartão de apresentação com o seu contacto e atrás terá 10 quadrados para colocar um carimbo, referente a cada compra; na décima compra de água mineral o cliente recebe uma grátis. Isso incentiva o cliente a comprar sempre consigo para ganhar o prémio!

Trabalhe num horário prolongado

É muito difícil encontrar uma distribuidora que tenha um horário extenso e prolongado e, quando acaba a água, não há como adquirir esse produto. No entanto, se mantiver o seu serviço aberto, as suas chances de ganhar mais dinheiro são boas!

Não lhe estamos a propor que trabalhe 24 horas, nada disso, mas que, em dias como domingo ou feriados, organize o seu negócio de modo a garantir a venda do seu produto e avise todos os clientes do seu horário de funcionamento.

Entenda quanto precisa investir e quanto pode ganhar

Para montar uma distribuidora de água mineral, de acordo com as normas é preciso fazer um investimento médio de $6 mil dólares, utilizados na aquisição de veículos de transporte, de itens para organização e atendimento, preparação e organização do espaço, registo da empresa, stock inicial e capital para gestão de stock. A faturação média mensal de um negócio nestes moldes é de $4 mil dólares!

O importante é começar!

 

    Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das nossas atualizações.

    Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
    • Image
    • SKU
    • Rating
    • Price
    • Stock
    • Availability
    • Add to cart
    • Description
    • Content
    • Weight
    • Dimensions
    • Additional information
    Click outside to hide the comparison bar
    Compare